Ter um filhote de 4 anos que vibra com as decorações de Natal e todos os preparativos desta época fez-me lembrar que eu também gosto destas coisas, principalmente quando envolvem trabalhos manuais e doces caseiros.
Então foi um mês recheado de postais caseiros para mandar aos amigos do Martin e família, decorações na casa toda, bolachinhas de natal, embrulhos caseiros. Um exagero segundo qualquer espírito anti-natalício :)
Mas aqui na Dinamarca e em geral nos países nórdicos, o Natal é muito vivido durante o mês todo de Dezembro e não apenas nos dias 24 e 25.
Há muitos rituais, encontros, cozy Chritstmas, e claro jantares e almoços de Natal com todos os amigos colegas de trabalho e pessoas que se possam imaginar.
Acho que é tão vivido e importante também porque é a altura mais escura do ano - às 4 da tarde está completamente escuro, por isso qualquer luzinha ou presentinho é uma alegria para miúdos e graúdos.
Absolutamente obrigatório para as crianças é o calendário de Natal, em que todos os dias do advento se abre uma janelinha que tem (não apenas um chocolate) mas um presente pequenino. E há muitos pais que compram e embrulham 24 presentes vezes o número de filhos que têm.
Confesso que ainda não me encontro nesse estado de emancipação natalícia e comprei uns calendários de Natal já feitos com figurinhas de Lego que se montam a cada dia. Foi a delícia matinal do Martinico...
Em geral este mês é tão eufórico de alegria e presentes e excitação para as crianças que dou por mim a pensar que não consigo lidar com tanta agitação matinal do meu filhote que acorda em estado de mais completa euforia e tagarela sem parar, enquanto a mim só me apetece maldizer o mundo porque é muito cedo para qualquer actividade!!
