domingo, 30 de dezembro de 2012

De volta do sonho natalício

Este mês passou a voar e foi marcado pelo o regresso oficial do espírito do Natal que estava adormecido em mim.
Ter um filhote de 4 anos que vibra com as decorações de Natal e todos os preparativos desta época fez-me  lembrar que eu também gosto destas coisas, principalmente quando envolvem trabalhos manuais e doces caseiros.
Então foi um mês recheado de postais caseiros para mandar aos amigos do Martin e família, decorações na casa toda, bolachinhas de natal, embrulhos caseiros. Um exagero segundo qualquer espírito anti-natalício :)

Mas aqui na Dinamarca e em geral nos países nórdicos, o Natal é muito vivido durante o mês todo de Dezembro e não apenas nos dias 24 e 25.
Há muitos rituais, encontros, cozy Chritstmas, e claro jantares e almoços de Natal com todos os amigos colegas de trabalho e pessoas que se possam imaginar.
Acho que é tão vivido e importante também porque é a altura mais escura do ano - às 4 da tarde está completamente escuro, por isso qualquer luzinha ou presentinho é uma alegria para miúdos e graúdos.

Absolutamente obrigatório para as crianças é o calendário de Natal, em que todos os dias do advento se abre uma janelinha que tem (não apenas um chocolate) mas um presente pequenino. E há muitos pais que compram e embrulham 24 presentes vezes o número de filhos que têm.
Confesso que ainda não me encontro nesse estado de emancipação natalícia e comprei uns calendários de Natal já feitos com figurinhas de Lego que se montam a cada dia. Foi a delícia matinal do Martinico...

Em geral este mês é tão eufórico de alegria e presentes e excitação para as crianças que dou por mim a pensar que não consigo lidar com tanta agitação matinal do meu filhote que acorda em estado de mais completa euforia e tagarela sem parar, enquanto a mim só me apetece maldizer o mundo porque é muito cedo para qualquer actividade!!

Mas acordar com uma mãe resmungona a dizer: "és capaz de estar quieto e calado!" quando o puto só está feliz... Não é  lá muito natalício :)




domingo, 2 de dezembro de 2012

A fugir da multa...

Ultimamente ando de bicicleta sempre com medo de apanhar uma valente multa, desde dia 1 de Novembro mudaram as regras e passámos a ser histéricos da luz nas bicicletas.

As novas regras exigem que as luzes sejam vistas pelo menos a 300 metros de distância, mas ao mesmo tempo não podem cegar.
Além disso têm de ser visíveis de lado e se piscarem tem de ser pelo menos 120 vezes por minuto.
MAIS - a bateria tem de durar pelo menos 5 horas e AINDA têm de estar bem presas à bicicleta e não podem estar presas ao ciclista.

Sou só eu que acho estas regras absurdas!?! Se isto fossem as regras para andar com a bicicleta no campo, tudo bem, mas na cidade? 

E como é que os policias vão testar se toda a gente está a cumprir? Medem os 300 metros? Contam o piscar/minuto?
Mesmo que sejam luzes novas e certificadas, pode ser que tenham ficado mais fraquinhas com o uso ou a bateria não dure 5 horas.

Para mim isto é ridículo, e um forma de ir toda a gente gastar dinheiro em luzes novas!
Eu sou contra, e ainda não mudei as minhas, mas ando sempre com medo de apanhar multa. Acho que é neste fim de semana que dou fim à minha rebeldia de ir contra à lei e gasto uma fortuna no raio das luzes.

É que as multas aqui não são para brincadeiras, esta será de 700 kr = 95 € !!

Só me lembro de uma única vez não ter pago uma multa e ao passar o prazo recebi uma simpática carta a dizer que agora teria de pagar 4 vezes mais e se não pagasse ia ser deduzido da minha conta na altura dos impostos.
Bolas, nunca mais me atrevi a tal rebeldia...